Programa FIT 

Tratamento para obesidade em cães e Emagrecimento canino






Tratamento para obesidade de cães em Santo André

Assim como os seres humanos, os cachorros também vêm sofrendo com a obesidade. Um cachorro obeso não é sinal de saúde e nem de fofura. Pelo contrário, é um motivo para se preocupar.

A obesidade trata-se de um acúmulo excessivo de gorduras do corpo, e não do excesso de peso propriamente dito, uma vez que deve ser considerado outros fatores como retenção de água ou cães com mais massa muscular.

De toda forma, a causa nº 1 da obesidade é a superalimentação diretamente ligada à uma ração muito energética e petiscos. Obviamente devem ser consideradas outras patologias, como hipotiroidismo, síndrome de Cushing, lesão do hipotálamo ou até mesmo de origem psicológica resultando em obesidade do estresse.

Os nutricionistas falam de balanço positivo de energia. Para uma alimentação equilibrada, este balanço deve ser nulo, ou seja, os acréscimos alimentares devem compensar exatamente os gastos enérgicos devidos à atividade física (esporte, caça, guarda, etc) ou às necessidades fisiológicas (crescimento, gestação, lactação, luta contra o frio, etc). Se os acréscimos forem maiores do que as necessidades, mesmo durante um curto período da sua vida, o cão engordará. É o mesmo que acontece com os seres humanos. Se você come mais do que gasta, você engorda. Se gasta o que come, mantém o peso. E se gasta mais, emagrece. Basta levar isso em consideração quando for pensar no cachorro.


Problemas decorrentes de alimentação errada para cães

Risco aumentado em cirurgias

Necessidade de uma maior dose de anestesia e menor visibilidade dos órgãos envolvidos em massa gorda.

Maior pressão sobre o coração, pulmões, rins e articulações

Quase todos os órgãos do cão têm de aumentar o seu ritmo de atividade para manter o maior volume de massa do animal.

Agravamento de doenças articulares, como a artrite

O aumento de peso faz com que o cão tenha de forçar mais as articulações para se poder movimentar. A artrite, que provoca dores intensas, pode-se desenvolver devido ao aumento da pressão sobre joelhos, anca e cotovelos. Esta condição é ainda mais preocupante nas raças de porte grande que são já predispostas a desenvolver displasias.

Aumento da probabilidade de desenvolver tumores

Estudos recentes associam o desenvolvimento de câncer, sobretudo mamário ou no sistema urinário, com a obesidade.

Perda de eficácia do sistema imunológico

As doenças virais parecem afetar de forma mais agressiva os cães com excesso de peso.

Problemas gastrointestinais

Diarréia e o aumento da flatulência ocorrem mais frequentemente em cães obesos, situação que não é agradável nem para o cão e nem para o dono.

Desenvolvimento de problemas respiratórios em tempo quente e durante exercício

Num cão obeso os pulmões têm menos espaço para se encherem de ar e têm em contrapartida de aumentar a sua capacidade de captação de oxigênio para fornecer ar ao maior número de células no corpo.

Desenvolvimento de diabetes

Doença sem cura que pode obrigar a injeções diárias e pode levar à cegueira. A incapacidade de produção de insulina para processar os níveis aumentados de açúcar está por detrás do desenvolvimento de diabetes.

Aumento da pressão sanguínea que pode originar problemas cardíacos

O coração é um órgão bastante afetado pela obesidade. O coração tem de aumentar a sua capacidade de distribuição de sangue a muitos mais sítios que se foram criando com a acumulação de massa. Como o sangue tem de percorrer um caminhos mais longos, a força ou pressão com que é bombeado tem de aumentar.

Tratando-se de um problema cada vez mais comum em cães, o SPAZIO CANI criou um programa exclusivo para emagrecimento de cães obesos. Primeiramente o cão deverá passar por uma avaliação a fim de vermos as possíveis causas do ganho de peso bem como o tratamento ideal.

Então iremos desenvolver uma rotina exclusiva para este cão para alcance do peso ideal. Ou, se preferir, traga a orientação de seu veterinário de confiança para que possamos executá-la.

Mas durante este tratamento de obesidade, o cão deverá passar pelo menos 2x/semana conosco para que possamos adéqua-lo a esta nova rotina de gasto de energia. Claro que quanto mais ficar conosco, mais rápido alcançará o objetivo de perda de peso pois poderemos regrá-lo o dia inteiro, com muitas atividades e brincadeiras.

O valor deste pacote é individual, pois cada cão tem um tratamento diferenciado.

A consulta para avaliação é à parte ou poderá ser inclusa no pacote do tratamento.

Tratamento de obesidade em cães pode ser bastante divertido!

Programa eficaz para a necessidade de cada cão, melhorando a sua condição muscular, articular, mobilidade e saúde.